Viajar de carro: checklist para antes de pegar a estrada

Melisa Pomero

Writer in GearMonster

Se você está pensando em algum momento em viajar de carro, veja aqui um checklist essencial antes de tirar o veículo da garagem!

Viajar é tudo de bom, não é mesmo? Principalmente quando a viagem é pela estrada. Sair aproveitando o caminho, seja com amigos e familiares sempre é muito prazeroso. Porém, cuidados devem ser tomados.

Por que preciso ter cuidados?

Viajar de carro é sempre uma experiência única. É possível aproveitar mais o caminho até a chegada no destino, mas os veículos, assim como as estradas, escondem diversos perigos que podem ser evitados com alguns simples cuidados.
As estradas, em especial do Brasil, apresentam alguns percursos muito precários e se a época ainda é de chuva, a atenção deve ser redobrada. Se o veículo não passa regularmente por revisões, a atenção precisa ser ainda maior.

Checklist antes de sair da estrada

Não importa se a viagem será longa ou curta, é muito importante garantir a sua segurança e das pessoas com alguns cuidados.

Mesmo se o carro estiver com a revisão em dia, não esqueça de realizar todas essas ações preventivas antes de sair de casa, pelo menos para certificar o bom estado de alguns itens do veículo.

Pneus

Em primeiro lugar, um dos mais importantes. Muitas pessoas deixam os pneus de fora da revisão antes de viajar, mas eles garantem a segurança, especialmente em vias com o asfalto danificado ou em vias que estejam molhadas. Afinal, os pneus que irão garantir a aderência do do veículo ao chão.

Pneus carecas, por exemplo, diminuem a comunicação entre o carro e o asfalto, podendo provocar sérios problemas. Esse perigo é intensificado em dias de chuva ou em vias escorregadias devido ao derramamento de óleos. Então, nada de pneu careca! Se eles estiverem desgastados, não pense duas vezes antes de fazer a troca.

Vale lembrar que a calibragem dos pneus também é muito importante. Isso inclui também o estepe. Confira o manual e veja qual a indicação de calibração, pois ela varia para cada fabricante. Uma ótima dica é fazer um rodízio de pneus constantemente, assim não existe um desgaste maior em um e em outro.

Freios

Esse aqui nem é preciso explicar muito, não é mesmo? Infelizmente, muito acidentes ainda acontecem por problemas nesse item. Qualquer desajuste no freio pode ocasionar acidentes trágicos, especialmente em viagens onde a velocidade permitida nas BRs são maiores. 

Atenção redorbada, então, para vazamentos, barulhos ou a falta de eficiência ao frear. Na revisão, o profissional responsável irá analisar as condições das pastilhas de freio e o nível do fluido presente nos freios. Aproveite também para verificar a regulagem do freio de mão. 

Alinhamento e balanceamento

Esses dois itens estão também interligados com os pneus. Quando os veículos encontram-se desalinhados a dirigibilidade é afetada e a segurança é menor, pois a estabilidade do veículo cai consideravelmente. 

Sem contar que veículos que estão desalinhados também consomem mais combustível e dirigir se torna uma tarefa muito mais complicada para o motorista, pois o carro fica puxando mais para um lado do que para o outro.

O indicado é que esse tipo de revisão seja sempre feita a cada 10 quilômetros rodados e mesmo que essa marca ainda não tenha sido atingida é importante verificar antes de viajar ou se até mesmo você sentir que o veículo está desalinhado.

Óleo do motor

O fluído contido no motor ajuda a esfriar o sistema e a lubrificar as peças, evitando e desgaste antecipado delas. O óleo deve sempre estar na quantidade adequada, sendo sempre substituído, pois com o tempo acaba perdendo as suas propriedades.

Puxando a vareta do compartimento do motor é possível ver o seu nível. Caso esteja muito abaixo o recomendado é complementar. Mas cuidado! Pois cada motor pede um tipo diferente de óleo e isso pode ser verificado no manual.

Líquido de arrefecimento 

O resfriamento de todo motor ocorre devido a esse componente. Ele evita o aumento de temperatura e sobrecargas em peças. Assim, é essencial que ele seja verificado antes de uma viagem com o veículo.

Observando o radiador, cheque o nível de do reservatório. Se você detectar algum problema: não viaje com o carro assim. O superaquecimento do veículo é extremamente comprometedor na segurança ao dirigir. 

Itens de Segurança

Os itens essenciais de segurança devem sempre ser verificados. Faróis e lâmpadas devem ser os primeiros. Veja se estão funcionando, pois são uma forma importante de comunicação na estrada.

Em segundo lugar, veja o limpador de para-brisa. Verifique se as borrachas estão em bom estado, caso contrário, eles podem travar ou não funcionar como devem na estrada, apresentando sérios riscos para os condutores e passageiros.

Itens como extintor, triângulo, macaco e chave de roda devem estar no veículo, independente da viagem, mas, nesse caso, a atenção precisa ser ainda maior. 

Além disso, não esqueça de verificar se a documentação está em dia e se o licenciamento foi pago. Nada de correr riscos na estrada!

Proteção Veicular

É indicado que o carro também conte com uma Proteção Veicular, como é o caso da Associcar. Ela é uma opção mais barata que o seguro, completa e segura. Você conta com proteção 24 horas para o seu veículo! Assim, mesmo com todas as precauções, caso haja qualquer problema, independente do local que você estiver, a Associcar poderá resolver os seus problemas. 

Desde a necessidade de reboque do seu veículo até a hospedagem em um hotel em caso de algum sinistro. 

Com todas essas dicas você pode ficar tranquilo quando for pegar o carro e sair rumo a sua viagem! Se prepare com antecedência e calma, afinal é a sua vida e a vida das pessoas que você ama que estão em jogo!

Aproveite para ficar de olho nas novidades aqui no blog da Associcar e boa viagem!

Share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco